55 (11) 98279-4732 | 55 (11) 3531-0434
Escolha uma Página

Uma visão geral sobre Massagens: A Massagem é a manipulação de tecidos moles no corpo. Técnicas de massagem são comumente aplicadas com as mãos, dedos, cotovelos, joelhos, antebraços, pés ou um dispositivo. O objetivo da massagem é geralmente para o tratamento de estresse ou dor no corpo. Uma pessoa que foi treinada profissionalmente para fazer massagens era tradicionalmente conhecida como massagista (masculina) ou massagista (feminina), mas esses títulos são antiquados e carregam algumas conotações negativas. Nos Estados Unidos, o título massoterapeuta foi reconhecido como uma norma de negócios para aqueles que foram treinados profissionalmente para fazer massagens.

Em ambientes profissionais, os clientes são tratados enquanto estão deitados em uma mesa de massagem, sentados em uma cadeira de massagem ou deitados em uma esteira no chão. Em ambientes amadores, uma superfície de uso geral, como uma cama ou o chão, é mais comum. Massagem aquática e carroçaria é realizada com os destinatários submersos ou flutuando em uma piscina de terapia de água quente.

Massagem na China

Massagem na China é uma terapia extremamente popular, a cidade de Xangai sozinha hospedando mais de 1500 centros de massagem nos pés, enquanto há mais de 3000 em Shenzhen. É uma das maiores indústrias de serviços na China, com trabalhadores em Xangai chegando a dezenas de milhares. A taxa média de remuneração de um trabalhador na indústria de massagens na China é de mais de 10 mil yuans por mês, tornando-se um dos empregos mais bem remunerados no setor de serviços da China. Os salões de massagem da China estão frequentemente ligados à indústria do sexo e o governo tomou uma série de medidas nos últimos tempos para coibir a prostituição e a disseminação de doenças. Em uma repressão nacional conhecida como a varredura amarela (“Amarelo” em chinês mandarim refere-se a atividades sexuais ou conteúdo pornográfico), foram impostas limitações no design e funcionamento das casas de massagem, exigindo identificação dos clientes que visitam estabelecimentos de massagem. tarde da noite e registrando suas visitas com a polícia local.

Nos Estados Unidos

A massagem começou a se popularizar nos Estados Unidos em meados do século XIX e foi introduzida por dois médicos de Nova York, George e Charles Taylor, com base nas técnicas de Per Henrik Ling desenvolvidas na Suécia.

Durante as décadas de 1930 e 1940 a influência da massagem diminuiu como resultado dos avanços médicos da época, enquanto na década de 1970 a influência da massagem voltou a crescer com um aumento notável entre os atletas.  Até a década de 1970, os enfermeiros usavam massagem para reduzir a dor e ajudar no sono. A indústria de massagem terapêutica está aumentando continuamente. Em 2009, os consumidores dos EUA gastaram entre US $ 4 e US $ 6 bilhões em visitas a massagistas. Em 2015, a pesquisa estima que a massoterapia foi uma indústria de US $ 12,1 bilhões.

Todos, com exceção de 6 estados, exigem que os terapeutas de massagem sejam licenciados, e o licenciamento exige que o candidato receba treinamento em uma escola credenciada e passe em um exame abrangente. Os estados que exigem licenciamento também exigem educação continuada em técnicas de massagem e em ética.

Esportes, negócios e organizações

Massagem desenvolvida ao lado de atletismo na Antiga China e na Grécia Antiga. Os sacerdotes taoístas desenvolviam massagem em conjunto com seus movimentos ginásticos de Kung Fu, enquanto os olímpicos da Grécia Antiga usavam um tipo específico de treinador (“aleiptes”) que esfregava seus músculos com óleo. A introdução de Pehr Ling à massagem também surgiu diretamente como resultado de seu estudo de movimentos ginásticos.

Os Jogos Olímpicos de Verão de 1984, em Los Angeles, foi a primeira vez que a massagem terapêutica foi televisionada durante a execução dos atletas. E então, durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1996 em Atlanta, a massagem terapêutica foi finalmente oferecida como um serviço médico central para a equipe olímpica dos EUA. A massagem foi utilizada por empresas e organizações como o Departamento de Justiça dos EUA, a Boeing e a Reebok. Atletas notáveis como Michael Jordan e LeBron James têm massagistas pessoais que às vezes até viajam com eles.

Alguns Tipos e métodos de Massagens

Ashiatsu

No ashiatsu, o praticante usa os pés para administrar o tratamento. O nome vem do japonês, ashi para pé e atsu para pressão. Essa técnica geralmente usa o calcanhar, o sesamóide, o arco e / ou toda a superfície plantar do pé e oferece grandes forças de compressão, tensão e cisalhamento com menos pressão que um cotovelo e é ideal para grandes músculos, como na coxa ou por muito tempo. -duração superior compressões trapézio. Outras técnicas de terapia manual usando os pés para fornecer tratamento incluem Keralita, Lomi Lomi descalço, Chavutti Thirumal.

Massagem ayurvédica

Massagem Ayurvédica é conhecida como Abhyangam em sânscrito. De acordo com os clássicos ayurvédicos, o abhayngam é um importante dincharya (regime diário) que é necessário para manter um estilo de vida saudável. A técnica de massagem utilizada durante a massagem ayurvédica visa estimular o sistema linfático. Os praticantes afirmam que os benefícios da massagem ayurvédica regular incluem alívio da dor, redução da fadiga, melhoria do sistema imunológico e aumento da longevidade. [36]

Massagem por estimulação bio-mecânica (BMS)

A estimulação biomecânica (BMS) é um termo geralmente usado para métodos de oscilação biomecânica localizada, em que os grupos musculares locais são estimulados diretamente ou através dos tendões associados por meio de dispositivos especiais de vibração mecânica manual. A terapia de oscilação biomecânica e o treinamento são oferecidos em diversas áreas, como esportes competitivos, fitness, reabilitação, medicina, prevenção, beleza e usados ​​para melhorar o desempenho dos músculos e melhorar a coordenação e equilíbrio . É frequentemente usado no conceito de terapia de ponto-gatilho miofascial para invocar a inibição recíproca dentro do sistema músculo-esquelético. Os efeitos benéficos desse tipo de estimulação foram encontrados, a eficácia da terapia BMS Matrix foi comprovada em um estudo independente.  realizada pela TÜV-Süd, que foi encomendada pelo segurador de saúde alemão BKK Gesundheit.

Massagem biodinâmica

A massagem biodinâmica foi criada por Gerda Boyesen como parte da psicoterapia biodinâmica. Ele usa uma combinação de trabalho prático e “trabalho energético” e também usa um estetoscópio para ouvir o movimento peristáltico.

Terapia Craniossacral

A terapia craniossacral (CST) é uma abordagem suave que visa melhorar o movimento dos fluidos e o movimento dos ossos cranianos, aplicando um leve toque no crânio, face, coluna vertebral e pelve.

Massagem erótica

Um tipo de massagem que é feita de forma erótica através do uso de técnicas de massagem por uma pessoa nas zonas erógenas de outra pessoa para alcançar ou aumentar sua excitação sexual ou excitação e para atingir o orgasmo.

Também foi usado uma vez para fins médicos, bem como para o tratamento da “histeria feminina” e “doença do útero”.

Drenagem linfática

A drenagem linfática manual é uma técnica usada para trabalhar suavemente e estimular o sistema linfático, para ajudar na redução do inchaço localizado. O sistema linfático é uma rede de vasos em movimento lento no corpo que transporta resíduos celulares em direção ao coração, para serem filtrados e removidos. A linfa também carrega linfócitos e outros agentes do sistema imunológico. A drenagem linfática manual alega melhorar a remoção de resíduos e a função imunológica.

Massagem Médica

Massagem médica é um termo controverso na profissão de massagem. Muitos usam para descrever uma técnica específica. Outros o usam para descrever uma categoria geral de massagem e muitos métodos, como massagem profunda, liberação miofascial e terapia com ponto de gatilho, bem como técnicas osteopáticas, técnicas sacro-cranianas e muito mais podem ser usados ​​para trabalhar com várias condições médicas.

A massagem usada no campo da medicina inclui terapia descongestiva usada para o linfedema, que pode ser usado em conjunto com o tratamento do câncer de mama. A massagem leve também é usada no tratamento da dor e nos cuidados paliativos. A massagem do seio carotídeo é usada para diagnosticar a síncope do seio carotídeo e às vezes é útil para diferenciar a taquicardia supraventricular (TVS) da taquicardia ventricular. Como a manobra de valsalva, é uma terapia para a TVS. No entanto, é menos eficaz do que a administração de TVS com medicamentos.

Uma revisão sistemática de 2004 encontrou aplicações únicas de massagem terapêutica “redução da ansiedade, pressão arterial e frequência cardíaca, mas não de humor negativo, avaliação imediata da dor e nível de cortisol”, enquanto “múltiplas aplicações reduziram a avaliação tardia da dor” e encontraram melhorias na ansiedade e depressão semelhante aos efeitos da psicoterapia. Uma revisão sistemática subsequente publicada em 2008 constatou que há poucas evidências que apóiam o uso da massagem terapêutica para a depressão em estudos de alta qualidade em ensaios clínicos randomizados.

Liberação miofascial

A liberação miofascial refere-se à técnica de massagem manual que alega a liberação da fáscia e dos músculos aderidos com o objetivo de eliminar a dor, aumentar a amplitude de movimento e a equi- líbriocricepção. A liberação miofascial geralmente envolve a aplicação de compressão de cisalhamento ou tensão em várias direções, atrito de fibra cruzada ou rolagem da pele.

Reflexologia

A reflexologia, também conhecida como “terapia de zona”, é uma medicina alternativa que envolve a aplicação de pressão nos pés e mãos com técnicas específicas de polegar, dedo e mão, sem o uso de óleo ou loção. Baseia-se em um sistema pseudocientífico de zonas e áreas reflexas que supostamente refletem uma imagem do corpo nos pés e nas mãos, com a premissa de que tal trabalho afeta uma mudança física no corpo.]

Shiatsu

O shiatsu (meaning 圧) (shi significa dedo e atsu significa pressão) é um tipo de medicina alternativa que consiste na pressão dos dedos das mãos e dos dedos da mão, alongamentos e outras técnicas de massagem. Não há dados convincentes disponíveis para sugerir que o shiatsu seja um tratamento eficaz para qualquer condição médica.

Massagem sueca

A categoria mais amplamente reconhecida e comumente usada de massagem é a massagem sueca. As técnicas de massagem sueca variam de leves a vigorosas. [63] Massagem sueca usa cinco estilos de traços. Os cinco movimentos básicos são o effleurage (deslizamento ou deslizamento), petrissage (amassamento), tapotement (batida rítmica), fricção (fibra cruzada ou com as fibras) e vibração / agitação. [64] A massagem sueca mostrou ser útil na redução da dor, rigidez articular e melhora da função em pacientes com osteoartrite do joelho durante um período de oito semanas. [65] O desenvolvimento da massagem sueca é frequentemente creditado de forma imprecisa a Per Henrik Ling, embora o holandês Johann Georg Mezger tenha aplicado os termos franceses para nomear os golpes básicos. [66] O termo massagem “sueca” é, na verdade, reconhecido apenas em países de língua inglesa e holandesa, e na Hungria. Em outros lugares, o estilo é referido como “massagem clássica”.

Estudos clínicos relatam que a massagem sueca pode efetivamente reduzir a dor lombar e a eficácia pode durar até 15 semanas. Um estudo relatou que a massagem sueca causou redução no cortisol salivar, indicando seu papel no controle do estresse e na melhora do humor. [67] [68]

Massagem Tailandesa

Conhecida na Tailândia como Nu แผน โบราณ (Nuat phaen boran, IPA: [nûət pʰɛ́ːn boːraːn]), que significa “massagem antiga / tradicional”, a massagem tradicional tailandesa (Nuad Boran) é geralmente baseada em uma combinação de tradições indianas e chinesas de medicina.

A massagem tailandesa – ou Nuat Thai – combina aspectos físicos e energéticos. É uma massagem profunda, de corpo inteiro, que progride dos pés para cima, e se concentra nas linhas sen ou de energia por todo o corpo, com o objetivo de eliminar bloqueios nessas linhas e, assim, estimular o fluxo de sangue e linfa pelo corpo. Baseia-se em yoga, acupressão e reflexologia.

Massagem tailandesa é uma terapia de massagem popular que é usada para o gerenciamento de condições como dor musculosquelética e fadiga. Massagem tailandesa envolve uma série de movimentos de alongamento que melhoram a flexibilidade do corpo, o movimento das articulações e também melhorar a circulação sanguínea em todo o corpo. Em um estudo, cientistas descobriram que a Thai Massage demonstrou eficácia comparável à do analgésico ibuprofeno na redução da dor nas articulações causada pela osteoartrite (OA) do joelho. [69]

Massagem Tradicional Chinesa

Massagem da Medicina Chinesa é conhecida como An Mo (按摩, pressionando e esfregando) ou Massagem Qigong, e é a base da Anma do Japão. As categorias incluem Pu Tong An Mo (massagem geral), Tui Na An Mo (massagem de empurrar e agarrar), Dian Xue An Mo (massagem de pressão na cavidade) e Qi An Mo (massagem energética). Tui na (推拿) concentra-se em empurrar, alongar e amassar os músculos, e Zhi Ya (指 壓) concentra-se em beliscar e pressionar os pontos de acupressão. Também são usadas técnicas como atrito e vibração. [70]

Terapia de ponto de gatilho

Às vezes confundido com a massagem do ponto de pressão, [10] isso envolve a desativação de pontos-gatilho que podem causar dor local ou referir dor e outras sensações, como dores de cabeça, em outras partes do corpo. Pressão manual, vibração, injeção ou outro tratamento é aplicado a esses pontos para aliviar a dor miofascial. Pontos de gatilho foram descobertos e mapeados por Janet G. Travell (médico do Presidente Kennedy) e David Simons. Os pontos-gatilho foram fotomicrografados e medidos eletricamente [71] e, em 2007, um artigo foi apresentado mostrando imagens de Pontos-gatilho usando a ressonância magnética [72]. Esses pontos relacionam-se à disfunção na junção mioneural, também denominada junção neuromuscular (JNM), no músculo, e, portanto, essa técnica é diferente da reflexologia, da acupressão e da massagem do ponto de pressão.

Tui na

Tui na é uma técnica chinesa de terapia manual que inclui muitos tipos diferentes de golpes, com o objetivo de melhorar o fluxo do chi através dos meridianos.

Watsu

O Watsu, desenvolvido por Harold Dull em Harbin Hot Springs, Califórnia, é um tipo de carroçaria aquática realizada em águas com temperatura próxima do corpo e caracterizado pelo apoio contínuo do praticante e movimentos suaves, incluindo balanço, alongamento de membros e massagem. A técnica combina hidroterapia flutuante e imersão com shiatsu e outras técnicas de massagem. O Watsu é usado como uma forma de terapia aquática para relaxamento profundo e outras intenções terapêuticas. Os formulários relacionados incluem WaterDance, Healing Dance e Jahara. [73] [74]

Outros tipos de massagem:

  • Anma
  • Do-in
  • Massagem de Esalem
  • Massagem tântrica
  • Quiropraxia
  • Reflexoterapia
  • Massagem Tântrica
  • Shantala
× Agende pelo WhatsApp!